Vacina poderosa poderia reduzir o HIV




  • Uma ótima notícia para uma doença que já matou milhões de pessoas no mundo



  • Uma nova pesquisa descobriu uma vacina que pode ser muito útil para proteger contra o vírus HIV, da AIDS.
    Pesquisadores espanhóis concluíram que 22 de 24 pessoas saudáveis (92%) desenvolveram uma resposta imune ao HIV depois de receber a vacina MVA-B.

    “A vacina é como mostrar uma foto do HIV, de modo que o corpo seja capaz de reconhecê-lo se vê-lo novamente no futuro”, explicou Mariano Esteban, pesquisador-chefe do projeto no Centro Nacional de Biotecnologia, em Madri.
    A injeção contém quatro genes do HIV que estimulam os linfócitos T e B, que são tipos de glóbulos brancos. “Nosso corpo é cheio de linfócitos, cada um deles programados para lutar contra um patógeno diferente. Treinamento é necessário quando se trata de um patógeno como o HIV, que não pode ser naturalmente derrotado”, conta Esteban.


    As células B produzem anticorpos que atacam os vírus antes que eles infectem as células, enquanto as células T detectam e destroem células infectadas.
    O estudo mostrou que quase três quartos dos participantes haviam desenvolvido anticorpos específicos contra o HIV apenas 11 meses após a vacinação. Quase um terço desenvolveu um tipo de célula T que luta contra o HIV, chamado CD4+, enquanto mais de dois terços desenvolveram outro tipo, chamado de CD8+.

    Globalmente, 92% dos participantes desenvolveram algum tipo de resposta imune contra o HIV. No entanto, isso não é a mesma coisa que estar protegido da infecção pelo HIV: a resposta poderia ser insuficiente para fornecer proteção.
    Segundo Esteban, a vacina estava em um estágio inicial, e revela-se “promissora”. O próximo passo da pesquisa é testá-la em pessoas com HIV para ver se ela funciona como “terapêutica” – para reduzir a contagem viral.

    O pesquisador foi otimista, dizendo que a MVA-B provou ser tão poderosa quanto qualquer outra vacina em estudo, ou até mais. “Se este coquetel genético passar na fase II e fase III de ensaios clínicos futuros, o HIV poderia ser comparado ao vírus do herpes em breve”, explica.

    Esteban quis dizer que o HIV pode se tornar uma “pequena infecção crônica” como o herpes, que só resulta em doença quando o sistema imunológico está comprometido de outra maneira.
    Outras vacinas também estão em desenvolvimento. Uma delas, chamada vacina contra o HIV-v, desenvolvida por pesquisadores britânicos, resultou em uma redução de 90% na contagem viral de pessoas infectadas pelo HIV. A maioria dos estudos até agora têm sido em pequena escala

    0 comentários: