Prefeitura de AnĂ¡polis inicia obras do Parque da Liberdade



Prefeito Antônio Gomie assina ordem de serviço


Lazer associado Ă  qualidade de vida e Ă  preservaĂ§Ă£o ambiental. Esta Ă© a proposta da Prefeitura de AnĂ¡polis ao assinar nesta segunda-feira, 03, a ordem de serviço para inĂ­cio imediato das obras do Parque da Liberdade. O empreendimento serĂ¡ construĂ­do na regiĂ£o central da cidade, no fim das duas pistas da Avenida Getulino Artiaga.
A solenidade contou com a presença do prefeito AntĂ´nio Gomide, do presidente da CĂ¢mara Municipal de AnĂ¡polis, Amilton Batista, dos vereadores Luiz Lacerda, Wesley Silva, Domingos Paula de Souza e Pedro Mariano, do comandante do 4º BatalhĂ£o da PolĂ­cia Militar, Paulo InĂ¡cio, secretĂ¡rios municipais, entre outras autoridades.
O novo parque estĂ¡ situado numa Ă¡rea de preservaĂ§Ă£o ambiental com extensĂ£o de 25 mil m². Um amplo espaço que contarĂ¡ com pista de caminhada com piso permeĂ¡vel, lago com cascata, pontes e deck de madeira ao redor.
Para as atividades de lazer serĂ£o instalados playground infantil e estações de ginĂ¡sticas para todas as idades. Uma praça de contemplaĂ§Ă£o tambĂ©m estĂ¡ inclusa no projeto, com a instalaĂ§Ă£o de bancos, mesas e lixeiras em todo o ambiente.
O Parque da Liberdade dĂ¡ lugar a mais uma Ă¡rea do municĂ­pio degrada, em processo erosivo, que servia de depĂ³sito de lixos – uma antiga reclamaĂ§Ă£o dos moradores da regiĂ£o.  Nascentes do CĂ³rrego Catingueiro da bacia hidrogrĂ¡fica do RibeirĂ£o JoĂ£o Leite que estavam comprometidas, serĂ£o totalmente recuperadas. O espaço tambĂ©m serĂ¡ totalmente arborizado e receberĂ¡ iluminaĂ§Ă£o adequada. A previsĂ£o de entrega Ă© junho de 2012.
“Vamos ganhar uma riqueza porque aqui nĂ£o tinha lugar nenhum pra gente passear ou fazer uma caminhada e agora teremos. Eu nĂ£o acreditava. Desde que me mudei pra cĂ¡ escutava essa histĂ³ria e agora Ă© verdade”, exclamou a bordadeira Tereza ConstĂ¢ncia, que hĂ¡ 30 anos mora na regiĂ£o. Alegria tambĂ©m para a dona de casa Nair InĂ¡cio de Oliveira que aguarda a melhoria hĂ¡ mais de 50 anos. “SĂ£o muitas coisas que vĂ£o mudar nas nossas vidas. Vamos ter mais saĂºde, segurança e beleza”, declarou.
Segundo o secretĂ¡rio municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Luiz Henrique Ribeiro, Ă© uma importante recuperaĂ§Ă£o ambiental na cidade. “Temos aqui inĂºmeras nascentes do CĂ³rrego Catingueiro, faz parte tambĂ©m da bacia do JoĂ£o Leite, entĂ£o Ă© fundamental a preservaĂ§Ă£o dessas nascentes. É uma revitalizaĂ§Ă£o de um espaço abandonado que servia de depĂ³sito de lixo e isso no centro da cidade. EntĂ£o estamos devolvendo esse espaço para o municĂ­pio totalmente revitalizado”, comentou.
O prefeito AntĂ´nio Gomide falou que a atual gestĂ£o estĂ¡ cumprindo o dever em fazer com que a cidade melhore cada vez mais. “Fizemos o compromisso de revitalizar essa regiĂ£o e estamos atuando. Queremos promover o lazer das pessoas com suas famĂ­lias e levar a qualidade de vida a todos. É um projeto bem elaborado e depois de ter passado todo o processo licitatĂ³rio, temos a felicidade de iniciarmos essa grande obra”, disse.

PolĂ­tica ambiental
O Parque da Liberdade faz parte da polĂ­tica da atual administraĂ§Ă£o de recuperar Ă¡reas de preservaĂ§Ă£o ambiental e proporcionar mais lazer e qualidade de vida Ă  populaĂ§Ă£o. Em dezembro do ano passado foi inaugurado o Parque Ambiental Ipiranga no Bairro JundiaĂ­, que se tornou o mais novo cartĂ£o postal da cidade. Em maio deste ano, foram iniciadas as obras do Parque da Cidade, na Avenida Brasil Sul, em frente ao KartĂ³dromo Internacional, com mais de 1 milhĂ£o de m², e que serĂ¡ o maior parque urbano do estado de GoiĂ¡s.

InĂ­cio das obras do Parque da Liberdade

0 comentĂ¡rios: