Prefeitura de Anápolis inicia obras do Parque da Liberdade



Prefeito Antônio Gomie assina ordem de serviço


Lazer associado à qualidade de vida e à preservação ambiental. Esta é a proposta da Prefeitura de Anápolis ao assinar nesta segunda-feira, 03, a ordem de serviço para início imediato das obras do Parque da Liberdade. O empreendimento será construído na região central da cidade, no fim das duas pistas da Avenida Getulino Artiaga.
A solenidade contou com a presença do prefeito Antônio Gomide, do presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Amilton Batista, dos vereadores Luiz Lacerda, Wesley Silva, Domingos Paula de Souza e Pedro Mariano, do comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Paulo Inácio, secretários municipais, entre outras autoridades.
O novo parque está situado numa área de preservação ambiental com extensão de 25 mil m². Um amplo espaço que contará com pista de caminhada com piso permeável, lago com cascata, pontes e deck de madeira ao redor.
Para as atividades de lazer serão instalados playground infantil e estações de ginásticas para todas as idades. Uma praça de contemplação também está inclusa no projeto, com a instalação de bancos, mesas e lixeiras em todo o ambiente.
O Parque da Liberdade dá lugar a mais uma área do município degrada, em processo erosivo, que servia de depósito de lixos – uma antiga reclamação dos moradores da região.  Nascentes do Córrego Catingueiro da bacia hidrográfica do Ribeirão João Leite que estavam comprometidas, serão totalmente recuperadas. O espaço também será totalmente arborizado e receberá iluminação adequada. A previsão de entrega é junho de 2012.
“Vamos ganhar uma riqueza porque aqui não tinha lugar nenhum pra gente passear ou fazer uma caminhada e agora teremos. Eu não acreditava. Desde que me mudei pra cá escutava essa história e agora é verdade”, exclamou a bordadeira Tereza Constância, que há 30 anos mora na região. Alegria também para a dona de casa Nair Inácio de Oliveira que aguarda a melhoria há mais de 50 anos. “São muitas coisas que vão mudar nas nossas vidas. Vamos ter mais saúde, segurança e beleza”, declarou.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Luiz Henrique Ribeiro, é uma importante recuperação ambiental na cidade. “Temos aqui inúmeras nascentes do Córrego Catingueiro, faz parte também da bacia do João Leite, então é fundamental a preservação dessas nascentes. É uma revitalização de um espaço abandonado que servia de depósito de lixo e isso no centro da cidade. Então estamos devolvendo esse espaço para o município totalmente revitalizado”, comentou.
O prefeito Antônio Gomide falou que a atual gestão está cumprindo o dever em fazer com que a cidade melhore cada vez mais. “Fizemos o compromisso de revitalizar essa região e estamos atuando. Queremos promover o lazer das pessoas com suas famílias e levar a qualidade de vida a todos. É um projeto bem elaborado e depois de ter passado todo o processo licitatório, temos a felicidade de iniciarmos essa grande obra”, disse.

Política ambiental
O Parque da Liberdade faz parte da política da atual administração de recuperar áreas de preservação ambiental e proporcionar mais lazer e qualidade de vida à população. Em dezembro do ano passado foi inaugurado o Parque Ambiental Ipiranga no Bairro Jundiaí, que se tornou o mais novo cartão postal da cidade. Em maio deste ano, foram iniciadas as obras do Parque da Cidade, na Avenida Brasil Sul, em frente ao Kartódromo Internacional, com mais de 1 milhão de m², e que será o maior parque urbano do estado de Goiás.

Início das obras do Parque da Liberdade

0 comentários: