Mamografia já! #OutubroRosa ....

Se eu te disser que o autoexame das mamas não reduz a mortalidade do câncer de mama, você,  pode até não acreditar.

Se eu te disser que mamografia é um exame importante para a mulher, você irá dizer que já sabe.

Se eu te disser que o câncer de mama é a maior causa de morte feminina até 50 anos, você irá até se surpreender.

Se eu te disser que 1/4 dos diagnósticos no Brasil resulta em morte, talvez você não entenda esta razão.

Se eu te disser que temos 50.000 novos casos a cada ano, você pode começar a se incomodar.

Se eu te disser que a cada dia 30 mulheres brasileiras morrem por causa da doença, aí talvez você fique alarmada.

Se eu te disser que no SUS o tratamento dos casos diagnosticados pode demorar de 4 a 6 meses para ser iniciado, você vai se preocupar.

Mas, eu preciso te dizer ainda mais alguma coisa? Então, tá.

Pratique o Autocuidado

* Converse com seus familiares para conhecer o histórico da família;

* Converse com seu médico sobre seu histórico e seus riscos de ter a doença;

* Procure ter hábitos de vida saudáveis, mantendo peso dentro de uma faixa ideal, praticando exercícios e diminuindo o consumo de álcool;

* Não fume;

* Evite , o quanto possível, o estresse;

* Faça exame clínico anual com o médico a partir de 20 anos de idade (*);

* Faça mamografia anualmente a partir dos 40 anos caso seu risco esteja dentro da média;

* Se você tem risco aumentados, pergunte ao seu médico quais exames de rotina são indicados e com que frequência devem ser realizados.

(*) Segundo o Consenso da Sociedade Brasileira de Mastologia - 2009.

Ontem foi o lançamento nacional da campanha Outubro Rosa 2011 pelaFenama - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama. Preparem-se , porque durante o mês de outubro, este blog vai cansar a beleza de vocês falando sobre o assunto.

0 comentários: