Tratamento de Estrias, suas causas e prevenção


Tratamento de Estrias
A pele se rompe, as bordas cicatrizam e pronto: a pele ganha uma marca que incomoda a todos, homens e mulheres: as estrias.
E, para deixar a situação pior, ainda não existe um tratamento médico ou estético para acabar totalmente com elas.
Até mesmo a prevenção é difícil, devido aos vários fatores que podem provocar as estrias. Várias são as causas de seu aparecimento: crescimento na puberdade, aumento e perda de peso (efeito sanfona), gravidez ou o uso crônico de medicamentos a base de corticosteróide, tanto tópico como via oral.
O problema, que atinge mais as mulheres, pode estar presente em qualquer parte do corpo, mas sempre atacam as áreas mais femininas, como bumbum, seios e barrigas. Para cada lugar e tipo de estria é indicado um tratamento.
As estrias avermelhadas são as mais recentes tendo essa coloração devido ao rompimento sanguíneo. Os tratamentos iniciados nessa fase têm melhores resultado, pois as células continuam vivas e com maior capacidade regenerativa. Já as estrias brancas são consideradas as mais antigas. Essasestrias são de cor branco-acinzentado, pois a melanina (substancia que dá coloração à pele) não é mais produzida onde as fibras se rompem. Também apresentam uma diminuição acentuada da espessura da pele, formando uma depressão, tipo uma cicatriz. Os tratamentos iniciados nessa fase conseguem apenas estreitá-la.
Como evitar as estrias:
Antes de falarmos sobre o tratamento, é importante enfatizarmos o papel da prevenção, já que, mesmo com as terapias mais atuais, é impossível eliminar completamente as estrias. Assim, nada melhor que prevenir o surgimento de novas lesões. Porém, mesmo observando todas as recomendações, o risco ainda existe. Mas isso não deve desanimar você! Com certeza, o número e o tamanho das estrias será significativamente menor. As recomendações são as seguintes:
• O principal é manter o corpo bem hidratado. Beba pelo menos 2 litros de água por dia e use um creme hidratante à base de água. Esses cremes devem ser ricos em emolientes à base de colágeno, elastina, lipossomas, alfa-hidróxiácidos, uréia, lactato de amônia e óleos vegetais. A melhor lubrificação melhora a resistência da pele contra a ruptura das fibras.
• Usar sempre protetor solar.
• Evitar oscilações muito grandes no peso.
• Ativar a circulação da pele é importante, com jatos de ducha quente e fria alternados.
• Evitar o uso de roupas apertadas e o tabagismo.
• Praticar atividades físicas regularmente, mas com moderação.
• Utilizar sutiãs adequados, pois ajudam a sustentar o peso dos seios.
• Alimentar-se bem, ingerindo quantidades adequadas de frutas e vegetais frescos. A vitamina C presente nesses alimentos é um importante antioxidante e ajuda na formação das proteínas da pele
Tratamentos :
Vale lembrar que esses tratamentos não são indicados para gestantes, lactantes e para quem tem diabetes, hipertensão e problemas cutâneos.
Tratamento para estrias brancas, largas e profundas:
Laser fracionado + subcisão
Como é?
O tratamento começa com duas ou três sessões de laser fracionado, que promove micro perfurações na pele, destruindo e aquecendo as fibras de sustentação. A função é melhorar a textura e alisar a pele. Quando os hematomas tiverem desaparecido – em cerca de 15 dias –, é feita a subcisão, um método cirúrgico ambulatorial que utiliza uma agulha com ponta cortante para descolar a derme profunda, traumatizando-a.Isso estimula a formação de colágeno e recupera parcialmente a estria. Como o corte é pequeno, não há necessidade de pontos.
O que esperar?
Redução da largura e da profundidade das estrias. O resultado só aparece entre 30 e 60 dias, tempo que o colágeno demora para se regenerar.
Dói?
É comum o laser provocar inchaço nas primeiras 24 horas e hematomas por duas semanas. Após a subcisão, o local fica dolorido e com hematomas por até uma semana. Não dá para malhar por três dias e o sol fica proibido por um ou dois meses.
Número de sessões
Entre três e cinco de laser, a cada 15 dias, e uma ou duas de subcisão, com intervalo de 60 dias.
Tratamento para estrias brancas, superficiais e estreitas
Radiofrequência
Como é?
Durante meia hora, as ondas disparadas pela ponteira desse equipamento atingem e aquecem a camada mais profunda da pele. Consequentemente, há contração e aumento das fibras de colágeno, a reorganização dos tecidos de sustentação e a aproximação das bordas das estrias.
O que esperar?
Após quatro sessões, o aspecto das estrias é reduzido em até 60%.
Dói?
A área costuma ficar quente durante alguns minutos, mas o tratamento é praticamente indolor. Durante uma semana, é contraindicado tomar sol.
Número de sessões
Entre oito e 16, com intervalo de três semanas.
Laser fracionado
Como é?
Feixes de luz são direcionados para a estria e penetram a pouco mais de 1 milímetro de profundidade na pele. Nesse ponto, a energia estimula a produção de colágeno e elastina preservando boa parte das células, o que acelera o processo de cicatrização.
O que esperar?
Uma única sessão promove uma melhora de cerca de 30% das linhas e o tratamento completo chega a 80%.
Dói?
O calor gerado pelo laser causa desconforto, mesmo sendo amenizado pela ponta de safira do aparelho, que resfria a pele. A área fica dolorida por alguns dias.
Número de sessões
De quatro a cinco, com intervalo de um mês.
Peeling de cobre + Intradermoterapia
Como é?
Primeiro é feito o peeling, que provoca uma micro esfoliação e estimula a produção de colágeno e elastina.O cobre reage com uma enzima da pele responsável pela produção de melanina, fazendo a estria voltar a ter a mesma tonalidade do restante do corpo.Em seguida, é injetado na camada superficial um mix de substâncias capazes de reconstituir e devolver a elasticidade, firmeza e hidratação cutânea.
O que esperar?
O resultado aparece, em média, após cinco sessões e a melhora das estrias varia entre 70% e 80%.
Dói?
As picadas são um pouco doloridas e deixam a pele sensível, daí a recomendação de não usar roupas justas, fazer ginástica e usar cremes ou óleos corporais no dia da aplicação. Tomar sol, só depois de um mês. Quanto ao peeling, ele deixa a região avermelhada e descamando por três dias.
Número de sessões
Quinze, com intervalo de uma semana.
Carboxiterapia
Como é?
Um equipamento injeta gás carbônico no tecido subcutâneo para dilatar os vasos sanguíneos e estimular a formação de colágeno, preenchendo as estrias de dentro para fora.
O que esperar?
O resultado aparece a partir do segundo mês de tratamento e a melhora das estrias pode chegar a 50%.
Dói?
A sessão de 15 minutos de picadas é dolorida, porém suportável, e quando um vasinho é atingido a região pode ficar roxa por três a cinco dias, período em que você precisa ficar distante do sol.
Número de sessões
Doze uma por semana.
Tratamentos para estrias vermelhas e arroxeadas
Infravermelho + Ácido retinoico
Como é?
Um aparelho com ponteira de cristal dispara raios infravermelhos que aquecem as camadas mais profundas da pele, provocando a sua retração e produzindo mais fibroblastos, que são as células formadoras do colágeno e da elastina.Meia hora depois é aplicado o ácido retinoico, que também estimula o aumento das fibras de sustentação da pele.
O que esperar?
Três meses após o tratamento, o aspecto das linhas melhora entre 40% e 80%, dependendo da largura.
Dói?
O desconforto do infravermelho é suportável. A coloração das estrias fica mais intensa nos primeiros dias e vai clareando aos poucos.
Número de sessões
No mínimo três uma por mês.
Luz intensa pulsada + Ácido retinoico
Como é?
O tratamento começa com a aplicação da luz intensa pulsada, que promove a regeneração das estruturas da pele, além de tratar os vasos dilatados que dão a aparência avermelhada. Em seguida, é aplicado o peeling de ácido retinoico, que otimiza a ação da luz.
O que esperar?
O tom da pele fica entre 30% e 80% mais uniforme e as estrias tornam-se mais finas.
Dói?
A pele fica sensível e pode descamar de cinco a dez dias. Durante uma semana deve-se evitar atividades físicas intensas e banhos quentes. A exposição solar está liberada depois de um mês.
Número de sessões
Entre três e seis, com intervalo de um mês.
Peeling de cristal + Ácido retinoico
Como é?
Os dois tratamentos são feitos na mesma sessão. Primeiro, vem o peeling de cristal, que libera jatos de pó de óxido de alumínio para esfoliar e facilitar a penetração do ácido retinoico, que descama a pele e estimula a produção de colágeno.
O que esperar?
No final do tratamento, há uma melhora de até 40% na textura das estrias, que também ficam mais claras.
Dói?
Não, causam apenas vermelhidão por duas horas e descamação suave durante uma semana.
Número de sessões
De 15 a 20, com intervalo de dez dias.
Vitamina C + Luz intensa pulsada
Como é?
A vitamina C a 22% é injetada com uma agulha fininha na camada superficial da pele.O ativo age nos vasos que dão a coloração avermelhada às estrias e estimula a aproximação das bordas, deixando-as menos visíveis. Em seguida, durante meia hora, entra em ação o equipamento de luz intensa pulsada. Ele tem uma ponteira que dispara uma energia que promove a contração da derme auxiliando o afinamento das linhas.
O que esperar?
O resultado aparece a partir da quarta sessão e até o fim do tratamento as estrias ficam cerca de 60% mais claras e finas.
Dói?
As picadas incomodam e podem deixar hematomas por três a cinco dias. Nesse período, é recomendado ficar longe da ginástica, evitar roupas justas e não tomar sol.
Número de sessões
Dez de vitamina C, uma a cada 15 dias, e quatro de luz pulsada, com intervalo de três semanas.
Receita Caseira para combater estrias
Tratamento antiestrias com cereais
1 Passo: esfolie para remover as células mortas
Esfoliante
Ingredientes
2 cols (sopa) de fubá
2 cols (sopa) de aveia
2 cols (sopa) de gérmen de trigo
4 cols (sopa) de água
Modo de preparo: Misture todos os ingredientes e massageie bem a região a ser tratada. Em seguida, utilize uma bucha vegetal levemente umedecida para esfoliar. Esfregue, fazendo movimentos circulares.
2 Passo: massageie a pele para ativar bem a circulação
Ingredientes
Óleo de gérmen de trigo ou rosa - mosqueta
Mel puro
Filme plástico
Modo de preparo: Massageie com o óleo as estrias no sentido contrário ao delas. Por exemplo, se elas forem horizontais, faça movimentos verticais. Eles devem ser intensos, para que a circulação seja ativada. Em seguida, aplique mel em toda a área tratada, coloque um filme plástico em cima e espere cinco minutos. Enxágue com água morna.
3 Passo: aplique a loção calmante
Loção
Ingredientes
1/2 litro de soro fisiológico
5 gotas de ginseng
2 gotas de própolis
5 cenouras batidas na centrífuga
Modo de preparo: Misture os ingredientes. Com um algodão embebido nessa loção, aplique na pele e deixe a região descansar por cinco minutos. Enxágue com água morna.


Ver original.

0 comentários: