Prefeitura de Anápolis inicia obras do maior parque urbano de Goiás

Começaram as obras do maior parque ambiental em área urbana do Estado. O empreendimento, que possui mais de 1 milhão de m², será construído às margens do túnel 1 da Norte-Sul, no final da Avenida Brasil. O novo espaço é fruto de uma parceria com a Valec, empresa responsável pela execução da ferrovia.
A assinatura da ordem de serviço aconteceu nesta sexta-feira, 20, no canteiro de obras, e contou com a presença do prefeito Antônio Gomide, do governador Marconi Perillo, do presidente da Valec, José Francisco das Neves, do vice-prefeito João Gomes e do diretor da Delta Construções, empresa responsável pela construção do parque, Cláudio Dias de Abreu. Também compareceram ao evento o secretário estadual de Assuntos Estratégicos, Fernando Cunha Júnior; o comandante do 3º CRPM, coronel José Moacri Pimentel; o presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Amilton Batista; os vereadores João Feitosa, Domingos Paula, Pedro Mariano, Luiz Lacerda e Fernando Cunha; entre outras autoridades estaduais e municipais.
O espaço, orçado em mais de R$ 10 milhões, supera o projeto do Parque Mutirama, em Goiânia, lançado no mês passado, com previsão de atingir 485 mil m². A área ambiental de Anápolis visa recuperar as nascentes e locais de preservação do Ribeirão das Antas, além de gerar maior qualidade de vida para os anapolinos, uma política seguida pela atual administração.
O local será dotado de uma ampla área verde, incluindo quiosques, pistas de caminhada e de ciclismo, área de lazer e um estacionamento. Também está prevista a construção um espaço de convivência e instalação de aparelhos de ginástica. O prazo previsto para a execução da obra é de 12 meses.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Luiz Henrique Fonseca, também será construído um lago com deck destinado a apresentações culturais.  “Será um espaço de lazer e um pólo de educação ambiental”, comentou. A extensão total do parque será de quatro quilômetros, indo do Vivian Parque ao Bairro São João.
De acordo com o presidente da Valec, José Francisco das Neves, a construção do parque é uma forma de a empresa compensar o impacto ambiental causado pela ferrovia. “A Valec deve essa obra ao município de Anápolis que será uma verdadeira transformação em termos de qualidade de vida”, disse. Ele acrescentou que a missão da empresa é trazer o progresso, mas desde que ele venha de forma sustentável para garantir o desenvolvimento de Anápolis e região. “Vamos trazer não só o progresso, mas também qualidade de vida para o município e região”, frisou.
Para o governador Marconi Perillo esta é uma ação concreta no sentido de garantir a qualidade de vida e a sustentabilidade “Esse parque dá a verdadeira dimensão do que é um trabalho de preservação ambiental Fala-se muito nesse assunto e hoje podemos ver aqui em Anápolis, o que é uma verdadeira ação de sustentabilidade”, observou. 
O prefeito Antônio Gomide destacou que o novo parque ambiental vem reafirmar a política da atual administração de criar uma cidade sustentável. “Esta é uma cidade que tem vocação econômica e logística. Estamos dando sinal positivo para todo o Brasil de que aqui é um bom lugar para se fazer investimento. Um município sustentável na economia e na qualidade de vida: essa é a nossa pauta”, ressaltou.
Antônio Gomide ainda observou que Anápolis se consolida como um referencial em toda a extensão da ferrovia e que o parque não será o cartão postal somente da cidade e região, mas também da Norte-Sul. “Será um diferencial dessa ferrovia. É o maior parque ambiental de Goiás. Um local amplo, com preservação das nascentes, que vai garantir mais qualidade de vida aos anapolinos e muito mais desenvolvimento, aliado à sustentabilidade, ao nosso Estado”, disse.
Política ambiental
O novo espaço consolida a política ambiental desenvolvida em Anápolis. Em 2010, foi inaugurado o maior atrativo turístico da cidade, o Parque Ipiranga, um centro de preservação do meio ambiente que já se consolidou como principal opção de lazer, sendo considerado "o cartão postal da cidade".
A Prefeitura de Anápolis desenvolve ainda o Programa de Proteção e Preservação de Áreas Verdes Públicas Municipais. O Parque Ambiental José Crispim Ramos, na Cidade Jardim, faz parte desta iniciativa e mais seis áreas de interesse ecológico da cidade foram cercadas e futuramente se tornarão parques ambientais.
A administração municipal investe pesado na criação de espaços de lazer com a recuperação e revitalização das praças da cidade. Um exemplo é a Cônego Trindade, na Vila Góis, que se tornou o atrativo da região com novo calçamento e design moderno, além de playground infantil e aparelhos de ginástica para a terceira idade. A previsão é que até o final do ano, 40 praças e parques passem por reformas e revitalizações.
 
Ver original.

0 comentários: