Os 10 Estádios Mais Impressionantes do Mundo



O primeiro estádio do mundo, o Estádio Olímpico da Grécia antiga, foi fundado no século VIII a.C no formato de um U alongado para uma pista de atletismo. Com os primeiros jogos Olímpicos, em 1896, os estádios foram ganhando novas formas e usados para diferentes esportes.
O Brasil tem um dos maiores estádios de futebol do mundo, o Maracanã, que até hoje ganha a fama de ser grandioso pela tradição do futebol e pelo fanatismo de seus torcedores. Muitos estádios construídos para sediar Copas e Olimpíadas ganharam um ar de sofisticação, como o gigante Ninho do Pássaro, em Pequim. Conheça a seleção feita pelo Opinião e Notícia dos estádios mais impressionantes do mundo. Você já esteve em algum deles? Comente!
1) Maracanã (Rio de Janeiro, Brasil)
O estádio Jornalista Mário Filho foi construído em 1950 para que o país pudesse sediar a 4ª Copa do Mundo. Quando foi inaugurado, o estabelecimento abrigava cerca de 155 mil espectadores, o que o concedeu o título de maior estádio do mundo. Após diversas reformas, o Maracanã “encolheu” e hoje tem capacidade para quase 95 mil pessoas. O nome, em tupi, significa chocalho (maraca) e semelhante (nã).
2) Ninho do pássaro (Pequim, China)
Construído para as Olimpíadas de Pequim, o Estádio Olímpico foi inaugurado no dia 18 de abril de 2008. No formato de um ninho de pássaro, a obra de três anos e meio custou US$ 500 milhões. O estádio tem capacidade para 91 mil pessoas.
3) Allianz arena (Munique, Alemanha)
Inaugurado em 2005, o estádio oficial dos times Bayern de Munique e TSV 1860 Munique também sediou a Copa do Mundo de 2006. O projeto de € 340 milhões gerou um espaço para até 66 mil espectadores sentados. O estádio tem uma fachada de painéis infláveis que emitem luz e mudam de cor de acordo com o time que joga na casa.
4) Santiago Bernabéu (Madri, Espanha)
Quando inaugurado, em 1947, o estádio tinha uma capacidade para um pouco mais de 75 mil espectadores e era chamado de Estádio Chamartín. Em 4 de janeiro de 1955, os dirigentes fizeram uma remodelação e nomearam a construção do estádio em homenagem ao ex-presidente do clube, Santiago Bernabéu. É o estádio oficial do Real Madri.
5) Anfield (Liverpoll, Inglaterra)
O estádio oficial do Liverpool FC, inaugurado em 1884, tem capacidade para 45 mil pessoas. Na época, foi construído para substituir um outro estádio, o Stanley Park.
6) San Siro (Milão, Itália)
O estádio Giuseppe Meazza foi inaugurado em 1925 e é o oficial de dois clubes italianos, o Internazionale e o Milan. Inicialmente foi nomeado pelo distrito em que está localizado, o San Siro. No entanto, em 1880, foi renomeado como Giuseppe Meazza, um símbolo do Clube Internazionale. No início, tinha capacidade para 35 mil pessoas, até que, depois de diversas reformas, o estádio ganhou sua capacidade atual para 85 mil pessoas.
7) Camp Nou (Barcelona, Espanha)
O Estadi Futbol Club Barcelona é o oficial do time FC Barcelona. Com uma capacidade para mais de 98 mil pessoas, o campo foi inaugurado em 1947. Quase 51 anos depois, o estádio foi reformado e ampliado para comportar 150 mil torcedores.
8 ) Old Trafford (Grande Manchester, Inglaterra)
O terceiro maior estádio da Inglaterra tem espaço para mais de 76 mil espectadores. Inaugurado em 1910, o “Teatro dos Sonhos” pertence ao time de futebol Manchester United. Há cem anos, o estádio foi construído por £ 90 mil e tinha espaço para pouco mais de 45 mil pessoas. Após ser bombardeado na Segunda Guerra Mundial, o Old Trafford passou por diversas reformas — a última aconteceu nos anos 1990. Bobby Charlton, um dos maiores jogadores do Manchester United, foi o responsável pelo o apelido “Teatro dos Sonhos” pela atmosfera do lugar e por suas cadeiras vermelhas.
9) La Bombonera (Buenos Aires, Argentina)
O Estadio Alberto J. Armando foi inaugurado em 1940, com o nome de Coliseo de la Boca. O estádio oficial do Club Atlético Boca Juniors tem capacidade para até 49 mil espectadores. Com o formato de um “D”, o estádio também lembra uma caixa de bombons, de onde recebeu o nome dos fãs.
10) Panathinaiko (Atenas, Grécia)
O único estádio totalmente em mármore branco foi construído em 330 a.C para os jogos Panathenaic, em homenagem à deusa Athenas. Mais tarde, sofreu diversas reformas entre 1896 e 1906, quando adquiriu sua forma atual. Tem capacidade para 60 mil espectadores. É o único estádio de atletismo do nosso TOP 10.


 Ver original...




Um comentário: