miniaturas e maquetes. A expressão também é usada quando a profundidade de campo é simulada por pós-produção digital. O nome deriva do uso de lentes tilt-shift que normalmente são empregues na produção óptica do mesmo efeito.
“Tilt-shift” de facto engloba dois tipos de movimento: rotação do plano óptico da objectiva em relação ao plano de filmagem, designado por tilt, e o movimento em paralelo da lente relativamente ao plano de imagem designado por shift.
O Tilt é usado para controlar a orientação do plano de focagem e assim a parte de imagem que aparece bem definida; é uma aplicação do princípio de Scheimpflug. Shift é usado para ajustar a posição do objecto na área de imagem sem mover a câmara para trás; é utilizado para evitar a convergência de linhas paralelas como por exemplo a fotografia de arranha-céus
A maior maquete de um aeroporto do mundo, o Aeroporto de Knuffingen, Cidade Alemã. A maquete de 150 metros quadrados, Custou aproximadamente 5 milhões de Dólares para ser construída.
O mini-aeroporto inclui 40 aeronaves e 90 veículos internos, Todos com capacidade de locomoção, controlados por computador. Os aviões voam através de um sistema de cabos. Mais alguns dados da maquete: 40,000 Luzes, 15,000 Bonecos, 500 carros, 10,000 árvores, 50 trens, 1000 vagões, 100 placas e 300 prédios e armazéns.
O aeroporto real tem 100 anos de idade e é aproximadamente 40 vezes maior que a maquete.
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