Arquitetura Desconstrutivista





Olá,
Navegando pela net, encontrei a notícia de um novo arranha-céu de Nova York. Achei muito interessante o visual do prédio, e fui pesquisar outras “obras de arte arquitetônicas” e achei coisas impressionantes…
Seguem as imagens deste novo prédio e de outros pelo mundo que impressionam!



Construído pelo renomado arquiteto canadense Frank Gehry, o arranha-céu se chama “The Beekman Tower” e tem ondulações inspiradas nas dobras dos tecidos retratados pelos pintores renascentistas.
Agora vou explicar sobre o termo “Arquitetura Desconstrutivista”
Desconstrução: termo que surge pela primeira vez em um texto de E. Husserl, trata a desconstrução como decomposição, desmontagem dos elementos da escrita de modo a se descobrir partes de um texto que estejam dissimuladas. (ponto!)
A partir do termo, o conceito de desconstrução é elaborado por Jacques Derrida, filósofo, afirma que as palavras não possuem a capacidade de expressar tudo o que se quer por elas exprimir, de modo que palavras e conceitos não comunicam o que prometem e assim, são capazes de serem modificados no pensamento. Sendo assim, o que vemos, ouvimos e dizemos só poderia ser de fato uma verdade imutável, se aceitarmos desconstruir, encontrar a essência, tirar o ambíguo e despertar os sentidos.
Em outras palavras, seria como dizer que para sentir o que um texto, uma obra de arte, ou no nosso caso, uma edificação quer realmente lhe transmitir, fosse preciso que os excessos fossem retirados e o essencial lhe causasse uma inquietação, despertasse uma curiosidade, vontade diferente de querer saber, descobrir .
Na arquitetura, não apenas baseada na filosofia de Jacques, diz-se que o desconstrutivismo também possui raízes no construtivismo Russo, sendo que o construtivismo russo prega o uso das formas geométricas puras e, o desconstrutivismo pega essa forma, desmonta, remonta, desconstrói, transforma e, como os construtivistas, ainda considera a simplicidade de tais formas como sendo a essência de suas obras. Peter Eisenman, em um estudo de tal conceito desenvolveu as casas de I à XI, bem como a Casa Guardíola, que se desenvolve através da desconstrução de um cubo e cria planos em ‘L’ que se interpoem.
Casa Guardíola - Peter Eisenman
                                                                              Casa Guardíola – Peter Eisenman
Algum outros exemplos:
Seattle Central Library, Seattle e CCTV Headquarters, Pequim – Rem Koolhaas
                       Lou Ruvo Center, Vegas – Frank Gehry e BMW Headquarters, Munich – Coop Himmelblau
 
Dancing Towers, Dubai – Zaha Hadid e Park de la Villete, Paris – Bernard Tschumi
Museu da Imagem e do Som, RJ
MGM Center – Libeskind
Casa dan̤ante РFrank Gehry
Outros prédios bem malucos:
Habitat 67 - Localizado em Quebec no Canadá
Urban Cactus High Rise
Nakasin Capsule Tower 
Então era isso por enquanto,
ABraçs

Ver original.

0 comentários: