10 mitos que você aprendeu sobre o corpo humano

 Reprodução

As sabedorias populares continuam vivas de geração pra geração. Elas foram tão inseridas no nosso cotidiano que acreditamos piamente nelas. Mas nem todas podem ser reais. Confira uma lista de dez mitos elaborada pelo site Environmental Graffiti.

1. Açúcar deixa as crianças hiperativas
Diversos estudos científicos já comprovaram que o consumo do açúcar, e aí estão inclusos os doces e chocolates, não se relaciona com o comportamento infantil. Mesmo em estudos feitos com crianças consideradas “sensíveis” ao açúcar, não foi encontrada qualquer relação.
2. Verrugas podem ser transmitidas por animais, como sapos
As verrugas em seres humanos são causadas por um vírus que afeta somente os homens, o papillomavirus humano (HPV). Por isso, não podem ser pegas por animais, muito menos por sapos, que não possuem verrugas, mas glândulas.
3. Nós usamos apenas 10% do cérebro
Um psicólogo do século 19, William James, foi quem soltou a ideia de que somente 10% do cérebro é usado de cada vez. Isto virou um boato e todo mundo já estava repercutindo a ideia como verdade absoluta. Mas até o famoso programa de televisão Mythbusters já desvendou esse mito e comprovou que usamos mais do que míseros 10%:

4. Diferentes áreas da língua sentem gostos diferentes
 Reprodução
Sim, lendas urbanas podem ser criadas por erros de tradução. A ideia de que as papilas gustativas de diferentes partes da língua correspondem aos gostos de doce, salgado, azedo e por aí vai surgiu a partir de uma confusão que um professor de Harvard fez ao traduzir um estudo alemão mal escrito e sem créditos.
Você gostou do blog e quer ajuda-lo a continuar online? É só clicar no anúncio abaixo, é menos de um segundo e não custa nada!
5. Homens pensam em sexo a cada sete segundos
Imagina como funcionariam as indústrias e as empresas se isso fosse realmente verdade? Diversos estudos científicos comprovaram que essa medição, além de praticamente impossível de se fazer, é um grande exagero.
6. Xampus e condicionadores podem curar pontas duplas
A única maneira de acabar com as pontas duplas dos cabelos é cortando-as. O máximo que bons produtos de beleza podem fazer é preveni-las, mas nada de curá-las. Cuidado com as propagandas enganosas.
7. Pelos nascem mais grossos e escuros depois de depilados com lâmina
Não é que nascem mais grossos e mais escuros. É que os pelos normais grandes, antes de serem depilados, têm a ponta mais fina do que a raiz, além de estarem mais claros pela exposição ao sol. Quando nascem novamente após a depilação, o que se vê são só as raízes – mais grossas que as pontas e mais escuras que o normal, pois não pegou sol.
8. Unhas e cabelos continuam crescendo após a morte
Outro fato mal interpretado: as cutículas e a pele encolhem depois que o ser humano morre, o que faz parecer com que as unhas e os cabelos estejam maiores.
9. Você vai pegar um resfriado se sair molhado em um tempo muito frio
Este mito repercutiu sem nenhuma evidência concreta. O que se sabe é que o vírus da gripe é mais comum na época de baixa umidade do inverno, até porque as pessoas estão mais tempo reunidas no interior dos lugares, o que espalha o vírus mais facilmente. O que pode acontecer ao você sair molhado no frio é diminuir sua resistência a uma infecção que você já tem.

10. Sonâmbulos não devem ser acordados

 Reprodução
Quando um sonâmbulo é acordado, muitas vezes ele se mostra confuso ou desorientado quando acorda, mas essa sensação não causa perigo nenhum. Mais perigosos são os possíveis acidentes decorrentes do sonambulismo, como tropeçar ou bater em coisas, entrar em lugares perigosos, entre outros. O que se indica é despertá-lo suavemente e ajudá-lo a voltar para a cama.

0 comentários: