10 mitos que vocĂȘ aprendeu sobre o corpo humano

 Reprodução

As sabedorias populares continuam vivas de geração pra geração. Elas foram tão inseridas no nosso cotidiano que acreditamos piamente nelas. Mas nem todas podem ser reais. Confira uma lista de dez mitos elaborada pelo site Environmental Graffiti.

1. AçĂșcar deixa as crianças hiperativas
Diversos estudos cientĂ­ficos jĂĄ comprovaram que o consumo do açĂșcar, e aĂ­ estĂŁo inclusos os doces e chocolates, nĂŁo se relaciona com o comportamento infantil. Mesmo em estudos feitos com crianças consideradas “sensĂ­veis” ao açĂșcar, nĂŁo foi encontrada qualquer relação.
2. Verrugas podem ser transmitidas por animais, como sapos
As verrugas em seres humanos sĂŁo causadas por um vĂ­rus que afeta somente os homens, o papillomavirus humano (HPV). Por isso, nĂŁo podem ser pegas por animais, muito menos por sapos, que nĂŁo possuem verrugas, mas glĂąndulas.
3. Nós usamos apenas 10% do cérebro
Um psicólogo do século 19, William James, foi quem soltou a ideia de que somente 10% do cérebro é usado de cada vez. Isto virou um boato e todo mundo jå estava repercutindo a ideia como verdade absoluta. Mas até o famoso programa de televisão Mythbusters jå desvendou esse mito e comprovou que usamos mais do que míseros 10%:

4. Diferentes ĂĄreas da lĂ­ngua sentem gostos diferentes
 Reprodução
Sim, lendas urbanas podem ser criadas por erros de tradução. A ideia de que as papilas gustativas de diferentes partes da língua correspondem aos gostos de doce, salgado, azedo e por aí vai surgiu a partir de uma confusão que um professor de Harvard fez ao traduzir um estudo alemão mal escrito e sem créditos.
VocĂȘ gostou do blog e quer ajuda-lo a continuar online? É sĂł clicar no anĂșncio abaixo, Ă© menos de um segundo e nĂŁo custa nada!
5. Homens pensam em sexo a cada sete segundos
Imagina como funcionariam as indĂșstrias e as empresas se isso fosse realmente verdade? Diversos estudos cientĂ­ficos comprovaram que essa medição, alĂ©m de praticamente impossĂ­vel de se fazer, Ă© um grande exagero.
6. Xampus e condicionadores podem curar pontas duplas
A Ășnica maneira de acabar com as pontas duplas dos cabelos Ă© cortando-as. O mĂĄximo que bons produtos de beleza podem fazer Ă© preveni-las, mas nada de curĂĄ-las. Cuidado com as propagandas enganosas.
7. Pelos nascem mais grossos e escuros depois de depilados com lĂąmina
NĂŁo Ă© que nascem mais grossos e mais escuros. É que os pelos normais grandes, antes de serem depilados, tĂȘm a ponta mais fina do que a raiz, alĂ©m de estarem mais claros pela exposição ao sol. Quando nascem novamente apĂłs a depilação, o que se vĂȘ sĂŁo sĂł as raĂ­zes – mais grossas que as pontas e mais escuras que o normal, pois nĂŁo pegou sol.
8. Unhas e cabelos continuam crescendo apĂłs a morte
Outro fato mal interpretado: as cutĂ­culas e a pele encolhem depois que o ser humano morre, o que faz parecer com que as unhas e os cabelos estejam maiores.
9. VocĂȘ vai pegar um resfriado se sair molhado em um tempo muito frio
Este mito repercutiu sem nenhuma evidĂȘncia concreta. O que se sabe Ă© que o vĂ­rus da gripe Ă© mais comum na Ă©poca de baixa umidade do inverno, atĂ© porque as pessoas estĂŁo mais tempo reunidas no interior dos lugares, o que espalha o vĂ­rus mais facilmente. O que pode acontecer ao vocĂȘ sair molhado no frio Ă© diminuir sua resistĂȘncia a uma infecção que vocĂȘ jĂĄ tem.

10. SonĂąmbulos nĂŁo devem ser acordados

 Reprodução
Quando um sonùmbulo é acordado, muitas vezes ele se mostra confuso ou desorientado quando acorda, mas essa sensação não causa perigo nenhum. Mais perigosos são os possíveis acidentes decorrentes do sonambulismo, como tropeçar ou bater em coisas, entrar em lugares perigosos, entre outros. O que se indica é despertå-lo suavemente e ajudå-lo a voltar para a cama.

0 comentĂĄrios: