A maioria das pessoas têm pressão alta e nem sabe. Só fica sabendo quando surge algum problema mais grave. A melhor opção para evitar esse mal é ir ao médico para saber como vai a pressão sanguínea e o que fazer. Li no site Terra uma lista com 10 dicas para reduzir a pressão alta. As dicas são para diminuir a pressão sanguínea, mas sua prática pode melhorar a vida e a saúde geral, pois todo o organismo irá melhorar com sua prática.
Uma ilusão que as pessoas têm é a de que é possível reduzir a pressão somente com medicamentos. Eu tenho colegas que tomam remédios e não fazem nenhum exercício ou outra medida, dizem que o remédio é suficiente. Meu médico me disse que os remédios para pressão podem causar, como efeito colateral, problemas nos rins. Por isso o uso de medicação deve ser evitado e só usado em casos mais graves. O melhor é seguir as dicas abaixo, diminui a pressão e melhora a qualidade de vida.
1 - Exercite-se: a pressão sanguínea pode ser reduzida consideravelmente entre as pessoas que seguem a regra dos 30 minutos de exercícios diários, na maior parte dos dias. Escolha algo que te traz, além de saúde, prazer. Atividades aeróbicas como caminhadas, corridas, natação ou bike são algumas das opções.
2 - Coma bananas: a maioria das pessoas não come a quantidade de potássio necessária e os médicos avisam: este é um mineral que contribui muito para o controle da pressão arterial. Adultos devem ingerir pelo menos 4.700 miligramas por dia. Além da banana, outras fontes de potássio são batata cozida com casca, suco de laranja e iogurte desnatado.
3 - Corte o sal: alimentos processados são carregados de sal, o vilão número um da hipertensão. Verifique a quantidade de sódio nos rótulos dos produtos e, de preferência, opte por alimentos integrais.
4 - Não fume: embora o tabagismo em si não esteja diretamente associado à hipertensão crônica, fatores a ele associados contribuem para este quadro. Beber e não praticar exercícios, por exemplo, são alguns deles. Portanto, eliminar o ato de fumar da sua vida contribuirá para a saúde de um modo geral.
5 - Perca peso: o sobrepeso faz o seu coração trabalhar mais. Perder alguns quilinhos pode aliviar a carga cardiovascular e isso faz com que a pressão arterial volte aos seus níveis normais.
6 - Reduza o álcool: embora a ingestão diária moderada de álcool esteja associada à benefícios à saúde - uma dose para mulheres e duas para homens - o consumo exagerado pode aumentar a pressão. Por isso, é recomendável que seu drinque seja acompanhado de uma refeição, que pode atenuar estes efeitos.
7 - Diminua o estresse: não existem pesquisas que apontem formas das pessoas reduzirem o estresse, mas já é comprovado que ele eleva os níveis de pressão arterial. Por isso, os hipertensos devem procurar atividades que os ajudem a aliviar as tensões diárias.
8 - Yoga: um estudo recente feito em Nova Deli comprovou que a prática de yoga ajuda a reduzir a pressão arterial, provavelmente porque seus efeitos auxiliam o sistema nervoso, a digestão e a frequência cardíaca. Mas para os adeptos, um aviso: a yoga não deve ser substituída por exercícios aeróbicos, pois ambos trazem benefícios diferentes.
9 - Reduza o cafezinho: embora apresente vários benefícios pra saúde, os especialistas recomendam que a dose diária seja reduzida a duas xícaras, mesmo para quem não é hipertenso. Para verificar se o seu organismo é sensível à cafeína, cheque sua pressão antes e meia hora depois de ingerir. Se ela aumentar entre cinco e dez pontos, isso pode ser um sinal.
10 - Medite: a meditação pode ser uma maneira eficiente de combater o estresse e, por consequência, a hipertensão. Isso porque a prática envolve respiração e visualização e, com isso, pode auxiliar algumas pessoas a se sentirem melhor depois dos exercícios.
E você caro leitor, já mediu sua pressão? Tem pressão alta? Segue alguma das dicas acima? Deixe sua opinião e ajude as outras pessoas a mudarem de vida.