Supercompensação com Carboidratos

Supercompensação com Carboidratos

O fisiculturismo é um desporto em que cada detalhe ou estratégia pode determinar a diferença exata entre o primeiro e o segundo classificado. Uma das estratégias mais conhecidas e que atualmente é muitas vezes utilizada é a realização da supercompensação de carboidratos antes do evento. Através desse, o atleta tem tendência a tornar-se mais volumoso e definido, sendo que isso certamente contará muitos pontos positivos na competição.

Como Funciona?

Os atletas adeptos de atividades que resultam em altos níveis de gasto calórico durante períodos prolongados, como é o caso de maratonistas, nadadores e ciclistas, também podem se beneficiar desta prática. A quantidade de energia em stock como glicogénio é de grande importância porque a depleção do glicogénio muscular durante o exercício coincide com a fadiga, apesar dos músculos ativos possuírem uma quantidade de oxigénio suficiente e de haver uma energia potencial quase ilimitada proveniente da gordura armazenada. Após entre 1 e 3 horas de aerobiose contínua, com 65 a 80% da captação máxima de oxigénio, ou após sprints (com 80 a 95% ou mais da captação máxima de oxigénio), as reservas de glicogénio muscular podem ser depletadas. Por outras palavras, níveis altos de glicogénio antes do exercício possibilitarão que os atletas se exercitem por períodos mais longos, uma vez que a fadiga será retardada.

A supercompensação de carboidratos faz com que exista um aumento nas concentrações de glicogénio muscular e consequentemente se assista à retenção de líquidos, visto que aproximadamente 3 gramas de água estão ligados a cada grama de glicogénio em stock. Ou seja, se o seu corpo armazenar entre 300 a 400 gramas de glicogénio a mais, armazenará em conjunto cerca de 900 a 1200 gramas de água, proporcionado assim um ganho de peso entre 1,2 e 1,6 kg. O ganho de peso será maior conforme a quantidade de glicogénio em stock. Assim, se esta prática for efetuada adequadamente, o aumento do conteúdo de glicogénio muscular passará de 15 g/kg para 40 g/kg de músculo.

Quando nós privamos o nosso organismo de carboidratos por um determinado período, este, devido ao seu extraordinário sistema de manutenção da vida, tende a supercompensar as células de glicogénio, desde que exista uma ingestão elevada de carboidratos logo em seguida.

Casos Práticos

Quando o objetivo é melhorar esteticamente, como é o caso do fisiculturismo, em termos práticos, o processo deverá ter início exatamente uma semana antes da competição.

O processo é muito simples:

- Elimina-se todo os carboidratos da dieta durante três dias, enquanto se mantém o treinamento normal a todo vapor.

- No quarto dia, será necessário ingerir cerca de 2 gramas de carboidratos por cada quilo de peso corporal.

- A três dias do campeonato, deve-se começar a ingerir diariamente entre 8 e 10 gramas de carboidratos por cada quilo de peso corporal dividindo-os em 5 a 6 refeições diárias.

É importante que nunca se esqueça que, durante este período, você deverá manter uma ingestão adequada de proteínas e gorduras.

É também importante ressaltar que uma ingestão muito elevada de carboidratos no período de compensação vai fazer com que exista uma elevada retenção de líquidos, deixando o atleta muito retido. É também importante que não realize esta manobra mais do que duas vezes no mês, sob pena de não promover a compensação desejada. Esta chamada de atenção é especialmente importante para os fisiculturistas com competições subsequentes com intervalos de apenas 1 semana.

No caso dos atletas de desportos de endurance, estes também podem beneficiar-se deste “truque”, mas de outra forma. Alguns dias antes de uma competição intensa e prolongada, os atletas deverão equilibrar as dietas e os treinos na tentativa de supercompensar ou saturar as reservas de glicogénio muscular. A forma mais simples de se armazenar glicogénio em atividades de endurance, é por treinar intensamente cinco ou seis dias antes da competição. Nos demais dias anteriores à competição, os atletas devem reduzir de forma gradual a quantidade de treinos e incluir nas suas refeições alimentos com altas taxas de carboidratos, em cada um dos três dias que antecedem a prova. Esse tipo de regime aumentará as reservas de glicogénio muscular em pelo menos 20 a 40% acima do que é normal.

É importante que, quando alguém decide fazer a supercompensação através de carboidratos, o atleta consulte primeiro um especialista que o irá ajudar a adaptar a sua dieta às suas necessidades.

Fonte: http://www.emforma.net

0 comentários: