Mitos e verdades sobre o ovo .......


Ele aumenta a taxa de colesterol no sangue? Pode ser consumido cru? Aqui, vocĂȘ encontra as respostas para essas e outras perguntas.

Delicioso, o ovo Ă© uma Ăłtima fonte de proteĂ­nas e nĂŁo sĂł pode como deve ser usado na alimentação. Se consumido de forma equilibrada, traz muitos benefĂ­cios Ă  saĂșde, pois auxilia na recuperação de tecidos e no aumento e manutenção de força muscular. Entenda agora o que Ă© mito e o que Ă© de fato verdade sobre esse alimento, para consumi-lo sem preocupação!

Comer ovos todos os dias aumenta a taxa de colesterol no sangue.

Mito. As pessoas saudĂĄveis podem consumir um ovo por dia – sempre atentas ao limite de ingestĂŁo diĂĄria total de colesterol, que nĂŁo deve ultrapassar 300 mg. Essa Ă© a recomendação da American Heart Association, seguida no Brasil. Como as carnes tambĂ©m sĂŁo fontes de proteĂ­nas, o ideal Ă© variar o cardĂĄpio durante a semana.

É errado guardar os ovos na porta da geladeira.

Verdade. O abre e fecha constante da porta facilita a alteração da temperatura, que prejudica o alimento. Além disso, o ato de bater a porta pode causar micro-rachaduras imperceptíveis ao olho humano, que podem contaminar o interior do ovo. Se a sua geladeira não tem um compartimento específico para os ovos, guarde-os na própria embalagem, na prateleira intermediåria.

É preciso lavar os ovos antes de guardá-los na geladeira.

Mito. Atualmente, os ovos jå passam por um rígido controle de qualidade. Por isso, não hå necessidade de limpå-los antes de usar, até porque o procedimento elimina a película natural que protege a casca, aumentando sua porosidade e tornando-a suscetível à contaminação por micro-organismos. Caso queira lavar os ovos mesmo assim, o recomendado é fazer isso no momento do uso.

HĂĄ riscos em consumir o ovo cru ou com a gema mole.

Verdade. Se a cocção nĂŁo Ă© adequada, eventuais bactĂ©rias presentes no alimento podem sobreviver. A bactĂ©ria salmonela, por exemplo, pode se desenvolver em temperaturas de atĂ© 50 ÂșC e causa infecçÔes. Gestantes, idosos, crianças e imunodeficientes tĂȘm mais risco de desenvolver formas mais graves de salmonelose e devem redobrar a atenção. A melhor forma de consumir ovos Ă© cozinhĂĄ-los por 12 minutos. É preciso atenção tambĂ©m a doces e gemadas preparados com ovos crus.

A clara de ovo traz benefĂ­cios para a saĂșde dos atletas.

Verdade. A clara nĂŁo tem gordura e Ă© riquĂ­ssima em um tipo de proteĂ­na chamada albumina. Seu consumo Ă© indicado para os esportistas, depois do treino, para ajudar na recuperação e na restauração dos mĂșsculos. PorĂ©m, duas claras por dia fornecem a quantidade suficiente de proteĂ­nas – e nĂŁo Ă© preciso mais do que isso – jĂĄ que o excesso pode sobrecarregar os rins. Muitos atletas, no entanto, consomem as claras cruas, pois acreditam que, assim, potencializam a absorção da proteĂ­na. Isso Ă© um erro, pois a cocção nĂŁo prejudica a absorção do nutriente – na verdade, elimina o risco de contaminação pela bactĂ©ria salmonela.
Fonte: Sadia

0 comentĂĄrios: