24 virais que enganam as pessoas ao redor do mundo


John Darwin, o chamado 'Canoa Man', que remou para fora no mar do Norte em seu caiaque vermelho em março de 2002, a fim de falsificar a própria morte e receber £ 250,000 em prêmios de seguros e pensões, não é a primeira instância uma fraude elaborada. Desde o início dos tempos o homem tem se ocupado enganando outras pessoas a pensar, todo tipo de coisas ...


... e enquanto as tecnologias ficaram mais espertas, os truques têm necessariamente de se tornar mais complicados.
Em 1917, duas meninas retornaram de seu jardim com uma câmera e uma prova aparente de vida das fadas. Foi até 1970 que a chamada fotografias de fadas de Cottingley foram definitivamente desmascaradas quando Elsie Wright confessou a seus amigos que as fadas tinham sido nada mais que recortes de papel.



Mas a idéia de fadas persistiu; em 2007, o falso cadáver de uma fada foi criado pelo designer de Londres Dan Baines. Depois de convencer muitos, que ela era real, ele vendeu em um leilão na Internet por cerca de £ 300.





















Com o surgimento da internet e de sites de compartilhamento de vídeo, milhares de peças estranhas e misteriosas aparecem todos os dias. "O gnomo assustador" que, aparentemente, anda nas ruas de Salta, Argentina, foi capturado em vídeo por adolescentes. No entanto, o aparecimento posterior de dois "takes" do encontro fez com que o fato fosse desacreditado, como uma fraude.


Em 1995, Ray Santilli alegou que possuía uma filmagem do incidente de Roswell UFO,em 1947, de uma autópsia de um alien. Em 2006 Santilli anunciou que o filme não era totalmente verdadeiro, embora ele alegasse que era uma reconstrução dos acontecimentos reais, ao invés de uma fabricação completa.


A criação de um dos monstros mais famosos do mundo pode estar diretamente relacionado com "A foto do cirurgião" do monstro de Loch Ness ou Nessie.No entanto, foi revelado em 1994, para ser nada mais que um submarino equipado com um brinquedo de serpente.



O "monstro Montauk", uma criatura não identificada que surgiu na costa de Nova York, em julho de 2008, provocou o debate sobre o que se tratava de uma farsa inventada ou animal real. A teoria predominante destaca que é um cadáver deformado ou um complexo de criação de látex.


Em 20 de outubro de 1967, Roger Patterson e Robert Gimlin afirmaram ter capturado um pé grande feminino no filme. Muitos anos mais tarde, Bob Heironimus, um amigo de Pereira, afirmou que ele tinha usado um traje do macaco para o filme ...


Recentemente em 15 de agosto de 2008, Matthew Whitton e Rick Dyer alegaram que eles estavam caminhando na Geórgia, quando se depararam com o corpo de pé grande. Mais tarde, descobriu-se que o cabelo não era real, a cabeça era oca, e os pés eram de borracha.


Uma ilustração da descoberta de O Gigante de Cardiff, com dez metros de altura, o homem de pedra no domínio do fazendeiro William C. Newell, Cardiff, Nova York, em 16 de outubro de 1869. Mais tarde foi revelado ser uma fraude concebida por George Hull e enterrado no ano anterior.


O gigante de Cardiff, não é a único gigante a ser capturado na imaginação das pessoas. Esta imagem de um esqueleto enorme sendo desenterrado na Arábia Saudita, foi relatado pelo jornal O Bangladesh, nação nova, em 2004, apesar de realmente ser uma entrada em um concurso de photoshop postada no site Worth1000.com


Em um mês de abril intencional Fool's Day brincadeira, no dia 1 de Abril de 2008, informou a BBC imagens de pingüins voadores da Antártida para o Brasil, que se tornou um dos vídeos mais vistos na internet.



No rescaldo dos atentados de 11 de setembro, uma série de imagens de brincadeira surgiu através da Internet, incluindo esta fotografia de um turista, aparentemente, posando para uma foto no topo do WTC, com um avião se aproximando por trás.Embora seja facilmente comprovado como falso, a imagem se espalhou como fogo.

Outra brincadeira viral é essa composição de duas fotografias, que foi amplamente divulgada em um e-mail em 2001. O e-mail dizia que a foto havia sido escolhida como foto do ano da National Geographic's.



No início de 2000, a imagem do gato Snowball começou a circular por e-mail, alegando que a enorme dimensão do gato foi um resultado da sua mãe ter sido encontrada abandonada próximo a um laboratório nuclear canadense. Em maio de 2001 Cordell Hauglie veio à público, afirmando que ele criou a imagem com o gato da filha, mandou por e-mail a alguns amigos como uma brincadeira, não pretendendo que ele se espalhasse tanto como o fez.
No final de 2000 um site descreveu o processo de selagem de gatinhos em recipientes de vidro - fazendo seus ossos ficarem em conformidade com o contêiner e levando a um gatinho bonsai de forma única " Apesar de ser uma farsa espetacularmente óbvia, as pessoas que não perceberam isso ficaram indignadas e exigiram que o site fosse retirado do ar.
Uma série de projeções de primeira página do Daily Mirror, afirmavam a veracidade de um conjunto de imagens supostamente mostrando soldados britânicos do Queen's Lancashire Regiment abusando de prisioneiros iraquianos, um crédito que forçou o editor Piers Morgan, a se demitir depois que foi refutada pelo Exército britânico como falsificações...
... relatórios da mesma forma em fevereiro de 2005 apareceram afirmando que um soldado dos E.U. havia sido tomado como refém no Iraque. Poucas horas depois, um fabricante de brinquedos se pronunciou ao Estado que o refém se assemelhava muito à figura de um boneco de sua fabricação.

Konrad Kujau foi admitido em 1983, para forjar os diários de Hitler em uma das brincadeiras mais audaciosas jornalísticas jamais tentadas. Os 62 volumes foram comprados pela revista alemã Stern, por 2,5 milhões de marcos alemães.

Apesar de muitas culturas sustentarem que os círculos são legitimamente inexplicáveis, muitos círculos são conhecidos por serem feitos pelo homem, como os criados por Doug Bower, Dave Chorley e John Lundberg. Bower e Chorley começaram o fenômeno do círculo da colheita em 1978 e foram premiados com um Ig Nobel em 1992 por seu círculo de cultura hoaxing.
Aparentemente desesperada para evitar o seu casamento, em 2005, Jennifer Wilbanks Carol desapareceu dias antes do mesmo, o que provocou uma pesquisa nacional. Três dias depois ela chamou o noivo e falsamente alegou que tinha sido raptada e violentada. Sob vigilância policial a história dela se desfez, ela não contestou a acusação de dar imformações falsas à polícia e terminou com dois anos de liberdade condicional e 120 horas de serviços comunitários, enquanto o ex-noivo se casou com outra mulher.

Em 1 de abril de 1996, um anúncio de página inteira apareceu em seis grandes jornais americanos, anunciando que a cadeia de fast food Taco Bell havia comprado o Sino da Liberdade e o rebatizado de Taco Liberty Bell.

No primeiro semestre de 2009, o artista tcheco David Cerny causou um incidente diplomático, após mostrar ao mundo sua obra de arte: Entropa, "um puzzle com as melhores qualidades possíveis" de cada país, conforme a descreveu David Cerny no catálogo da exposição, em Bruxelas. Esta peça, como é já do conhecimento geral, foi encomendada pelo Governo Checo, agora que o país detém a presidência do Conselho da União Europeia, estando Cerny encarregado de dinamizar uma exposição coletiva de vinte e sete artistas dos diferentes países europeus.
A parte mais engraçada disto tudo é mesmo olhar para os bonequinhos, uns mais inspirados do que outros. A Áustria é um prado repleto de centrais nucleares. A Bélgica, uma caixa de chocolates, quiçá para atrair criancinhas. A Bulgária, uma casa de banho com sanita à turca. É bem provável que os búlgaros tenham ficado na merda. A Espanha é um estaleiro de betão, provavelmente devido ao seu notório florescimento econômico após a entrada na UE. A Dinamarca são peças de Lego. Já a Estônia são dois canivetes suíços com a foice e o martelo. Percebi que há muito não via este símbolo, outrora tão recorrente. A Finlândia é um estrado de sauna. Que aprazível! E a França, um cartaz que apregoa "Estamos em greve!" A Grécia é um incêndio. A Hungria são melancias atômicas (que medo!) e a Irlanda uma gaita de foles. A Itália é um campo de futebol em que os jogadores se masturbam com bolas na virilha. A Letônia é um país plano a murmurar "Se tivéssemos montanhas..." Já a Lituânia defende as suas fronteiras russas mijando-lhes. Luxemburgo é um pedaço de ouro falso que se prostitui. Entretanto a Holanda foi alagada. E por aí afora...Mais tarde, ele admitiu que enganou o seu próprio governo, fazendo a peça com a ajuda de seus amigos, em vez de artistas de 27 Estados membros da UE, tal como prometido.


Uma grande quantidade de testemunhos, fotografias e vídeos supostamente retratando objetos voadores não identificados podem ser facilmente desmascaradas muito simplesmente como farsas.


0 comentários: