Esta quinzena o podcast Papo de Gordo (se nĂŁo conhece
clique aqui que vale a pena) falou sobre nojinhos alimentares e entre os itens citados estavam aquelas bebidas alcĂłolicas vendidas na beira das estradas onde dentro da garrafa existe um animal morto (geralmente uma cobra ou um lagarto). Este tipo um tanto incomum de bebida nĂŁo Ă© consumido apenas no Brasil. Ela Ă© bastante popular no sudeste asiĂĄtico.
No VietnĂŁ e paĂses vizinhos Ă© comum encontrar perto de vilarejos garrafas de “vinho de cobra”, que nada mais Ă© do que a mistura de vinho de arroz com o corpo morto de uma serpente. Alguns lugares tambĂ©m vendem garrafas com escorpiĂ”es e cavalos marinhos.
Para produzir tĂŁo assustadora bebida eles preferem usar cobras venenosas, pois acredita-se que o veneno, quando dissolvido no ĂĄlcool, faz bem para a corrente sanguĂnea. Os vendedores dizem que beber deste vinho aumenta a virilidade e faz bem para a saĂșde, curando todo tipo de mal, atĂ© mesmo a queda de cabelos.
O uso de serpentes e seus tecidos na medicina oriental Ă© antigo, trazendo boa saĂșde e vitalidade. O primeiro uso registrado desta bebida foi na China, por volta do ano 771 A.C.
Um dos grandes atrativos para se comprar esta o vinho de cobra é o uso como decoração, pois as cobras geralmente são colocadas em poses ameaçadoras dentro das garrafas. A média de preço de uma garrafa no Vietnã é de 21 Dólares.
VocĂȘ beberia o vinho de cobra?
Ver original.