Terapias naturais para Gestantes

Ter uma boa gestação e usufruir de uma gravidez tranquila, as futuras mamães podem apostar em terapias naturais. Algumas técnicas ajudam a reduzir a ansiedade, os medos e as angústias comuns nessa fase. Afinal, durante a gestação, a barriga e os seios crescem, enjoos e náuseas são seguidos de dores nas costas, ocorrem inchaço nas pernas e o sono muitas vezes é incontrolável.

As terapias ajudam a aliviar os problemas que uma gravidez pode acarretar, funcionando como alternativas e coadjuvantes à medicina tradicional. Mas antes de iniciar qualquer método ou tratamento desse tipo é necessário consultar sempre seu médico e conversar a respeito do assunto.

Confira alguns tratamentos que podem ajudar na gestação.


Drenagem linfática

É normal durante a gestação a mulher ter maior retenção de líquidos e uma maneira de aliviar esse quadro é por meio de sessões semanais de drenagem linfática, que devem ser ministradas por um fisioterapeuta. Geralmente não é indicada pelos médicos nos três primeiros meses e no último mês da gestação. Também não é aconselhável para grávidas com hipertensão não controlada, trombose venosa profunda, problemas de insuficiência renal e infecções agudas. Antes de iniciar suas sessões de drenagem, converse com um médico a respeito.


Reiki

Reiki é uma energia natural, canalizada através do toque das mãos. A palavra é de origem japonesa e significa "energia vital" (KI), direcionada e mantida pela sabedoria universal (REI). Trabalha os sete chackras do corpo: raiz, esplênico, plexo solar, cardíaco, laríngeo, frontal e coronário, desbloqueando os canais de energia e permitindo um relaxamento corporal.

O Reiki é uma terapia segura, que pode ser feita durante toda a gravidez. No início ajuda a aliviar o estresse e o desconforto causado por enjôos, insônias e náuseas. Durante a gestação ajuda a diminuir a ansiedade até próximo do parto, deixando a mamãe mais tranquila e segura para ter o seu bebê. Depois do nascimento, o Reiki ajuda a tranquilizar a mente e absorver melhor as novas sensações e emoções que surgirão com a chegada da criança.


Shiatsu

O shiatsu é uma técnica de massagem que significa pressão ("Atsu") com os dedos ("Shi"). A técnica trabalha com a pressão ao longo dos meridianos do corpo, desbloqueando os canais energéticos e reequilibrando a energia do corpo. Alivia dores e tensões musculares, melhora o sono e controla a ansiedade e a depressão.

Durante a gravidez, o shiatsu pode ajudar a aliviar diversos sintomas como dores nas costas, tensões musculares, dor ciática, pernas pesadas e cansadas, hipertensão, ansiedade e depressão, entre outros. As grávidas devem procurar um profissional qualificado e responsável na prática, já que alguns pontos não devem ser pressionados, pois podem induzir o aborto. É aconselhável fazer uso da terapia do terceiro ao oitavo mês de gestação, com prévia autorização do médico. Após o parto, o shiatsu ajuda a equilibrar a energia e traz uma recuperação mais rápida para a mãe.


Aromaterapia

É a terapia que utiliza os óleos essenciais das plantas para a obtenção de saúde, equilíbrio e bem-estar. Os óleos são 100% puros e extraídos das diversas partes das plantas (raízes, sementes, folhas, frutos, cascas e resinas). Os ingredientes dos óleos aromáticos entram no corpo através da inalação do aroma ou são absorvidos pelos poros da pele, através da corrente sanguínea, e levam os benefícios para todo o corpo.

Os óleos essenciais contêm a força vital das plantas e isso faz com que eles sejam totalmente diferentes dos aromas sintéticos, que não têm poder de cura. Usar a aromaterapia na gravidez é uma prática bastante antiga. A terapia pode aliviar tensões e promover o relaxamento. Os óleos são usados principalmente em escalda-pés, aromatizadores e massagens. Não devem ser utilizados diretamente sobre a pele, pois alguns são fotossensíveis, causando manchas quando exposto aos raios solares. Os óleos que não devem ser usados durante a gravidez são: canela, citronela, lavandim, jasmim, alecrim e salvia sclareia.

O óleo essencial de camomila romana é ótimo para náuseas e enjôos da gravidez. O de lavanda combate a insônia, ajudando a relaxar e a controlar a ansiedade. Para usufruir os benefícios, pingue apenas uma gota do óleo de lavanda no travesseiro ou compre um aromatizador de ambiente a base de lavanda e borrife a substância no quarto antes de dormir. O óleo essencial de néroli também ajuda a melhorar o sono e diminui o estresse do dia-a-dia. Na gravidez, deve ser utilizada uma concentração bem baixa, ou seja, no caso de um óleo corporal para cada 60 ml de óleo vegetal utilizar somente seis gotas de óleo essencial.

Um estudo feito na Inglaterra demonstrou que a administração de óleos essenciais na sala de parto reduziu a utilização de analgésicos convencionais. Se você vai usar um óleo essencial pela primeira vez, teste-o para se certificar de que não provocará reação alérgica: misture uma gota dele a uma colher de café de óleo de vegetal de semente de uvas ou amêndoas e esfregue na dobra do cotovelo. Se a pele avermelhar em 24 horas, você é sensível ao produto. Não utilize os óleos essenciais sem a orientação de um aromaterapeuta.


Florais

Os florais ajudam a trazer equilíbrio e bem estar emocional, permitindo que a futura mamãe possa lidar melhor com o medo, a insegurança e a ansiedade. Ajudam a relaxar, acalmar e melhorar o sono. Os resultados dessas práticas ajudam as mamães a manterem a qualidade de vida com equilíbrio entre corpo, mente e espírito, sendo que isso também é sentido pelo bebê que se desenvolverá mais saudável e tranquilo.

  • Leucantha: aciona e fortalece o vínculo maternal e filial. Com o floral Pepo é bom para enjoos e vômitos.
  • Cidreira e Melissa: ajuda a dormir melhor e baixar a ansiedade.
  • Rescue: diminui a ansiedade e os enjoos.
  • Mimulus: ajuda a controlar os medos.
  • Chestnut Bud: ajuda a gestante entender as mudanças que ocorrem no corpo.
  • Scleranthus: indicado para ajudar a mente e o corpo a aceitarem as mudanças da gravidez.
  • Chicory: indicado para as gestantes carentes, ciumentas e sensíveis.



Cromoterapia

A Cromoterapia é a terapia que utiliza as cores para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções. As cores atuam no nosso corpo, principalmente em nossos campos de energia (chakras), fortalecendo e equilibrando-os.

As cores mais indicadas para as futuras mamães são:

  • Verde, que ajuda a trabalhar o equilíbrio entre corpo, mente e espírito.
  • Azul, que ajuda a relaxar, diminuir a insônia e o estresse.
  • Laranja, que trabalha os medos em geral.

Todas essas dicas podem ajudar você que está vivenciando essa primeira experiência de ser mãe a lidar melhor com todas as mudanças e transformações que estão ocorrendo na sua vida nessa fase. Converse sempre com seu médico antes de iniciar qualquer tratamento de terapia complementar e procure sempre profissionais qualificados e responsáveis em suas práticas.



Ver original.




0 comentários: