Facebook contra Google no "leilão" pelo Skype

Rede social e gigante de buscas têm conversado com a empresa de VoIP sobre possível aquisição ou associação, segundo fontes ouvidas pela Reuters. O Google manteve negociações para formar uma joint-venture com o Skype, disse a fonte; planos do Facebook são de aquisição

O Facebook considera comprar o Skype ou formar uma joint venture com a empresa, mas terá que competir com a Google pela melhor oferta, segundo fontes ouvidas pela agência de notícias Reuters.

Na quarta-feira (4/5), uma "fonte confiável" afirmou à Reuters que o Facebook poderia pagar, pela Skype, uma quantia entre 3 bilhões e 4 bilhões de dólares.

Outra fonte afirmou que, em vez da compra, o que o Facebook quer é associar-se à Skype por meio de uma joint venture. Essa também seria a opção proposta pela Google, segundo essa mesma fonte.

Em agosto de 2010, a Skype anunciou sua intenção de abrir capital em bolsa de valores. Sua meta, à época, era levantar 100 milhões de dólares por meio de uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês). Procurada, a Skype afirmou que não comenta rumores e especulações.


Analistas e observadores do setor de tecnologia estão apostando no Facebook, por acreditarem que existe mais compatibilidade entre as duas empresas e que o Skype complementa o Facebook ao oferecer ativos de que este não dispõe.

"Não me surpreende que ambas as empresas estejam interessadas", disse Eric Jackson, fundador e administrador do grupo de investimento Ironfire Capital. "Trata-se de um ativo muito mais valioso para o Facebook do que para o Google."

O Google já dispõe de capacidades de chat por voz e vídeo, ainda que o produto do Skype seja mais robusto, disse Rory Maher, analista da Hudson Square Research,

A empresa poderia incorporar o Skype ao Google Voice e até conseguir alguma credibilidade nas mídias sociais, depois de fracassar em sua tentativa de fazê-lo com o projeto Buzz. "Existem benefícios para o Google em uma combinação com o Skype, mas creio que menos claros do que no caso do Facebook", disse Maher.

Para o Facebook, o incentivo por uma parceria com o Skype é maior porque encorajaria as pessoas a passarem mais tempo no site do que já fazem --e essa é a razão de ser de uma rede social. "Comunicação é essencial ao que os usuários do Facebook fazem", disse Mo Koyfman, sócio do grupo de investimento Spark Capital. "Controlar essa plataforma seria muito interessante."


0 comentários: