Nos últimos dias o Skype se tornou o foco de negociações entre as principais empresas de internet, que segundo os rumores era disputado entre o Facebook, Google e Microsoft que levou a melhor e comprou o Skype por US$ 8.5 bilhões em um pronunciamento oficial feito hoje. Valor record pago até hoje pela Microsoft em suas negociações.
Depois de saber desta noticia eu fiquei um pouco confuso e com várias duvidas sendo a principal: Por que a Microsoft comprou o Skype? Para tentar responder para mim mesmo esta questão, visitei sites, blogs de tecnologia nacionais e internacionais para entender o motivo só que isso me fez levantar outra questão: O que levou a Microsoft pagar essa quantia incrÃvel em uma empresa que aparentemente não valia a metade deste valor? Bom, foi aê que me lembrei que um tempo atrás o Google “tentou” comprar o Grupoon, o que fez com que a empresa duplicasse seu valor de mercado. Foi exatamente isso que aconteceu com o Skype!
É normal no mundo dos negócios que grandes empresas fiquem interessadas nos “pequenos” empreendimentos do seu nicho que estão fazendo sucesso. Com o skype não ia ser diferente ou melhor foi só que em apenas um detalhe, várias empresas ficaram interessadas ao mesmo tempo, o que fez seu valor de mercado subir de maneira incrÃvel. E nessa disputa quem levou ou pagou melhor foi a Microsoft mas, e agora?
Até agora não conseguir achar nenhuma resposta concreta, só hipóteses e mais dúvidas. Talvez essa compra vai ao lado em um dos seus mais recentes desenvolvimentos, o Windows Phone 7. Seria viável um sistema operacional para os celulares da Microsoft que ofereçam uma boa integração com o Skype com o objetivo de atingir um pouco mais o mercado movél, mesmo já sabendo que já existe aplicativos para Android e iOS que são bem eficientes. Será que a Microsoft vai fechar essa porta?
Outra coisa que também poderia acontecer seria a integração do Windows Live Messenger com o Skype – Assim melhorar o serviço que está desatualizado e abandonado com o passar dos anos. Essa talvez seja um opção obvia a ser seguida.
Existem diversas possibilidades mas, por enquanto só nos resta esperar para ver o que vai acontecer e se essas mudanças vão ou agradar ou não os usuários tanto do Skype quanto da Microsoft.