A beleza do parto natural

Parto-Humanizado1
Um dos primeiros posts que fiz nesse blog foi comentando sobre uma matéria que li na Revista Crescer online – “Orgasmo no parto”.
Mas depois de postar sobre “Parto normal x Cesárea”, a Natacha Orestes me mandou por e-mail um texto incrível, escrito por ela, sobre o Parto Natural e, ainda melhor, o Parto Orgásmico.
Fui ter um filho e ops… acabei tendo um orgasmo.
Imagine a cena: uma mulher dando à luz em uma banheira, sem anestesia, sem medo, contornando as dores do parto e com a possibilidade de atingir um orgasmo durante o processo. Deu um nó na cabeça e torceu o nariz? Ah, para com isso, vai. De onde vem todo esse estranhamento? Bobagem, bobagem.
Futuros papais e mamães, o Parto Orgásmico é uma possibilidade bem interessante para casais que possuem um grau bem elevado de intimidade, respeito, cumplicidade e carinho. O marido que não preferir ver sua esposa se sentindo bem (e muito bem!) durante o trabalho de parto definitivamente não quer só o melhor para ela. E a mulher que não sente pelo menos curiosidade em relação a isso, me desculpe, mas deve ter “probleminha”.
“-Mas, vem cá, como é que eu não vou sentir dor?”
Lindona, sabia que esse medo da dor que você tem não é só da dor especificamente, mas  sim da cirurgia? A falta de conforto em ficar deitada em uma maca, com um monte de neguinho olhando pra sua perseguida, em uma sala fria, nada convidativa, nada aconchegante. Toda essa tensão libera hormônios como adrenalina e cortisol, que fazem com que você fique ainda mais contraída e fechada. Lembra do que a mamãe falava quando você ia tomar injeção? Não contraia o bumbum senão dói mais! Pois é. Todo esse estresse faz com que o parto seja mais difícil e doloroso.
Já o parto natural acontece em lugares confortáveis (como dentro de uma banheira com água morninha), e à sua volta ficam pessoas em quem você confia. O mais difícil não é o parto natural em si, mas ter escolhido um marido que queira dividir experiências maravilhosas e únicas com você, um marido que respeite e compreenda a natureza feminina. Porque nesse momento, se sentir apoiada e tranquila é o que conta. Se você tem tudo isso, ao invés de liberar adrenalina e cortisóis, seu corpo libera a ocitocina, que é o hormônio do amor. Dessa maneira, há a grande possibilidade de, ao invés de dor, sentir prazer. E mesmo que nas contrações haja alguma dor, ela é mínima e passa tão logo o bebê nasce.
Pra terminar, agora sim eu posso dizer: mulher, a escolha é sua. Porque antes de saber dessa maravilha, eu simplesmente achava que não tinha escolha. Com certeza optar pelo parto natural dá trabalho, mas um trabalho interno, de entrar em contato com meus próprios sentimentos, com meu próprio corpo e com os meus preconceitos. Mas nada tira da minha cabeça que eu vou ser mãe com muito prazer. Literalmente.
A diferença entre o parto normal e o parto natural é bem básica: No parto normal, os médicos aliviam parte da sua dor com anestésicos.
Já o parto natural tem encaminhado para o processo de parto humanizado, onde a mulher, além de não fazer uso de nenhum medicamento para aliviar as dores do parto, prefere ter o bebê em casa com auxilio de uma parteira, que vai ajudá-la a fazer o parto da maneira mais natural e confortável possível, e companhia da família.
Mas, como eu sempre digo: converse com seu médico e tire suas dúvidas. O nascimento do seu bebê é um momento lindo e único na sua vida, e se você quer um parto natural, humanizado, orgásmico, por que não? É o seu momento mágico de ser mãe!

Ver original.

0 comentários: