1. Almoçar na casa dos familiares não é tão ruim
Eu falei que na época em que eu era criança, almoçar na casa dos meus avós era entediante. Bem, agora eles se foram e meus pais estão longe de casa, isso me faz repensar esse conceito. Quem mora sozinho vai concordar comigo. Portanto, se você ainda tem esta oportunidade e acha o “ó do borogodó“, utilize-se da criatividade para fazer desta visita uma visita agradável. Pense no que seus avós, ou tios, ou primos mais gostam de fazer. É jogar dominó? Xadrez, que tal? Vocês tem um time de futebol familiar? Ou ainda: você realmente conhece seus familiares ou só pensa na hora de ir embora?
2. Aproveite os parques da cidade
Aqui em Curitiba uma coisa que não falta é parque para passear. Se você mora aqui, sabe do que estou falando: São Lourenço, Barigui, Tingui, Tanguá, Jardim Botânico, Bosque do Alemão, Ópera de Arame, Passeio Público, Bosque do Papa. Se na sua cidade não tem parques (o que eu acho impossÃvel), com certeza tem algum bairro que você adora ou gostaria de morar. Dê uma volta por lá, o que acha?
3. Esquive-se da televisão, se conseguir
Corro o risco de ser xingado, mas vou ao encontro do senso comum ao afirmar: saia da frente da TV. Se você passa o domingo assistindo TV, você não vive no domingo e sim espera a segunda-feira chegar.
#Fato: todos os dias chegarão em algum momento, não precisa esperar para que isso aconteça.
Apenas faça um teste: antes de ligar o aparelho, marque o horário que você sentou no sofá ou pegou o controle remoto. Agora zapeie a programação da TV aberta ou paga até encontrar um programa que você gosta de assistir. No momento em que você desligar a TV, pare o cronômetro. Faça as contas.
Não me entenda mal, mas assistir TV é bom até certos limites, pois qualquer coisa em excesso faz mal. Portanto, assista também seu programa favorito no domingo, mas não torne do seus programas favoritos no seu domingo.
4. Cozinhe para alguém
Muitos tem na cozinha um companheiro inseparável e o domingo é o dia perfeito para você pegar o avental, as panelas, seu livro de receitas e fazer alguma refeição. Pode ser o café-da-manhã para seus amigos que passaram a noite na sua casa depois de uma agitada balada; ou o almoço para seus pais que estão cansados, pois trabalharam a semana toda; ou ainda chamar a avó para ajudar-lhe a preparar um lanche para a tarde; se você tem um(a) companheiro(a), chame-o(a) para jantar e faça algo especial.
Na internet você encontra muitas, muitas, muitas receitas e até uma rede social de cozinheiros amadores e experientes. Só não sabe cozinhar quem não quer lavar louça. Mas até isso é negociável, né?
5. Informe-se sobre os eventos em sua cidade
Se você mora em cidade grande ou no interior, acredite: tem sempre algo acontecendo, seja teatro, cinema, passeios ciclÃsticos, micaretas na rua, competições. Uma dica legal é passar no Overmundo, um site com apoio do governo que divulga a programação cultural de várias cidades.
E aproveite também os eventos de épocas sazonais: carnaval, páscoa, dia dos pais, dia das mães, natal, entre outros. Perto destas épocas do ano tem várias empresas e órgãos do governo que promovem atividades de lazer na cidade.
6. Sua academia abre hoje?
A minha abre, e eu já dei uma passada lá. Mas quanto exercÃcio fÃsico, não é necessário que você vá numa academia para fazer. Você pode muito bem fazer dentro de casa, na sua garagem, correr nos parques (falei disso acima) ou praticar algum esporte com os amigos hoje.
7. Tem sempre algum livro pra ler
Eu por exemplo tenho mais de 100 aqui em casa que ainda não li. Às vezes ficamos procrastinando uma leitura de que gostamos por não termos tempo durante a semana. Pois bem, hoje você tem tempo, até está aà reclamando que não tem nada para fazer. Que argumento te sobra agora, hein malandro?
Se você está cursando faculdade, colégio ou algum curso que exija leitura, já sabe que pelo menos textos técnicos tem que ler. Aproveite para fazer a tarefa de casa e começar a semana sem pendências acadêmicas.
8. Fuja para longe
Eu tenho um professor que todo domingo ele sai de Curitiba, pega a moto e vai para alguma cidade da região metropolitana daqui. Eu achei essa idéia fantástica. Se você tem algum dinheiro no bolso sobrando ou pode se programar para viajar fora da época de temporada, que tal aproveitar as promoções esporádicas das companhias aéreas para conhecer outras cidades ou visitar parentes distantes? Ou até mesmo juntar dois ou três amigos e fazer uma viagem para a cidade mais próxima, no mÃnimo você vai voltar com alguma história para contar!
9. O que mais você gosta de fazer?
A não ser que você seja um pobre miserável que não gosta de nada, você tem algum hobbie que te deixa feliz. Às vezes não temos tempo para pensar em nós mesmo durante a semana, por que não tira esse domingo para desenhar, jogar bola, fazer tricô, fazer trabalho voluntário, pintar o quarto, ler suas revistas favoritas, ir ao shopping fazer compras ou dar uma olhada nas vitrines, meditar, jogar cartas com amigos ou até mesmo tomar uma birita em algum bar?
10. Vá ao cinema
Eu falei acima de televisão, mas ir ao cinema é saudável! Procure ver os lançamentos da semana ou então vasculhar na sua cidade se tem uma sala de cinema alternativo, com filmes que não são iguais aos blockbusters da vida que vemos nos trailers. Se você mora em cidades grandes, há boas chances de encontrar um cinema desse tipo.
11. Ajude amigos em trabalhos manuais
Você tem um amigo que está fazendo mudança, pintando a casa, arrumando ou lavando o carro, construindo alguma bugiganga, redecorando a sala ou coisa que o valha? Ofereça-se para ajudar, vai ser mais divertido do que você imagina. Mas escolha uma pessoa para ajudar que você se dê bem e tenha alguma intimidade, senão o tiro sairá pela culatra.
12. Comece um projeto pessoal
Cuide de seus interesses. É mais que justo você tirar um dia da semana para pensar no que você quer daqui pra frente ou trabalhar em algum projeto que você desenvolveu sozinho. Aliás, grandes empresas nasceram de projetos pessoais, vide Apple, Microsoft , Facebook e até a Coca-Cola.
13. Se você tem um(a) namorado(a), use-o(a)!
Se você é agraciado por ter uma pessoa que goste muito e já juntou seus trapinhos com ela, que tal chamá-la para um dia ou noite romântica? Um piquenique no parque, um almoço em um restaurante ou churrascaria, uma ida ao cinema ou então assistir um filme na casa de um de vocês. A meu ver as pessoas só aceitam namoram quando o outro é uma companhia muito agradável, o que torna esta pessoa a companhia perfeita para um domingo entediante!
Ver original.
Ver original.